top of page

CONHEÇA MAIS

SOBRE A DEPUTADA

DESTAQUE NO CONGRESSO

NACIONAL EM 2020.

LUÍSA CANZIANI.

Luísa Canziani, 26 anos, é advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e mestre em Administração Pública pelo IDP. É deputada federal pelo Paraná, foi eleita por dois mandatos consecutivos. Assumiu oficialmente a coordenação da bancada feminina da Câmara dos Deputados no início de fevereiro deste ano.

Ao longo do seu primeiro mandato na Câmara, Luísa Canziani colecionou conquistas importantes. Foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo a mais jovem parlamentar da história da Câmara dos Deputados a assumir a responsabilidade em um colegiado. Também presidiu a Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital e foi integrante titular de várias comissões da Casa, como a de Educação, de Ciência e Tecnologia, entre outras. Fez parte do Grupo de Trabalho da Câmara que acompanhou a elaboração do edital para implantação da tecnologia 5G no Brasil.

 

Há dois anos a deputada integra a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na lista conhecida como “Cabeças do Congresso”. Ela também está entre os cinco parlamentares mais influentes na área de educação - a única do Paraná. Luísa Canziani também está entre as mulheres mais influentes do Congresso Nacional, juntamente com outras 11 deputadas e 4 senadoras. O levantamento é do Diap.
A deputada paranaense é membro titular do Grupo de Jovens Parlamentares das Organizações das Nações Unidades (ONU). É a primeira parlamentar brasileira a conquistar o cargo e única participante da América Latina. Ela recebeu, também no ano passado, o prêmio “Embaixadora Brasil, País Digital”, conferido pela Associação Brasileira das Empresas de Software. Foi uma homenagem às lideranças dos setores público, privado e da sociedade civil que se destacaram na atuação pela promoção de projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação em temas voltados à transformação digital e inclusiva do País.

 

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Luísa Canziani foi designada relatora de projetos de extrema relevância para o País, como o Marco Legal de Desenvolvimento e Uso da Inteligência Artificial no Brasil, já aprovado; relatou também a “Lei Amália Barros”, que incluiu os monoculares no Estatuto da Pessoa com Deficiência, conferindo a esse público os mesmos direitos dos deficientes; e da MP 934/20, que criou novas regras para o ano letivo de 2020, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19, entre outros.
É co-autora da lei 14.198/21, que regulamentou videochamadas para pacientes internados em enfermarias, apartamentos e unidades de terapia intensiva (UTIs), impossibilitados de receber visitas de seus familiares; do projeto 1998/20, que autoriza e define a prática da telemedicina no País, sancionado no final do ano passado, entre vários outros projetos de lei.

© 2020

bottom of page